Gamificação na 9ª Semana de Educação UNICAMP

O Coletivo Revoada marcou presença na 9ª Semana de Educação UNICAMP, com a oficina “Jogando para Educar”, que trouxe a proposta da aplicação do método de gamificação na educação.

Além da explicação a respeito da própria metodologia, foram apresentados cases nos quais a utilização de sistemas gamificados solucionou problemas e provocou a mudança de comportamento no público-alvo.

Os participantes receberam como proposta inicial, jogar dois jogos de tabuleiro comerciais com o intuito de identificar – num curso espaço de tempo – elementos lúdicos que poderiam ser destacados e reutilizados em sistemas gamificados.

Posteriormente, foram sorteados tanto o público, quanto a temática para a qual os participantes deveriam propor um sistema gamificado com foco na educação. Com base na observação dos jogos de tabuleiro, os alunos foram levados a pensar na construção de dois sistemas: um voltado para educar estudantes de graduação dentro da temática de cidadania e responsabilidade social; outro dedicado a alunos do ensino fundamental conhecerem práticas ecológicas que pudessem ser aplicadas no seu cotidiano.

Imagens do encontro abaixo!

Registro da noite do 3ª dia da 9ª Semana de Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-->