Hackday Cidadão – Participe!

Quer saber para onde vai o dinheiro arrecadado pela Prefeitura? Como o orçamento participativo é usado, e em que pé estão esses gastos? Já tentou, sem sucesso (ou com muito trabalho) achar alguma informação sobre alguma obra ou investimento realizado pela prefeitura? Pra você que protestou contra o aumento da tarifa,  a falta de transparência, ou  simplesmente quer contribuir para uma cidade mais aberta, chegou a sua vez: participe do Hackday Cidadão!

Poster: Hackday 2015Sobre o projeto

Transparência e Controle Social são dois temas em voga, seja como forma de atender aos anseios da sociedade de maior participação na definição de seu destino, quanto para dar subsídios para o combate à corrupção. Também para o poder público há ganhos no sentido do aperfeiçoamento da gestão pública e controle interno. Vale a máxima: “só se controla o que se conhece”.

O projeto Dados Abertos campinas projeto visa unir a sociedade civil, a comunidade de programadores, o poder público municipal, o ministério público e demais interessados para um esforço conjunto com o objetivo maior de facilitar ao cidadão campineiro o acesso a informações de qualidade sobre a cidade e sua gestão.

O nosso primeiro evento, o Hackday Cidadão está sendo organizado pelo Coletivo Revoada, Campinas que Queremos, e Princi Web, com o  apoio do Nina Griô.

Inscrição

As inscrições estarão abertas até dia 5 de março, pelo link goo.gl/FH5WFV. O espaço é limitado!

Veja também o evento no Facebook.

O encontro

O encontro acontece nos dias 7 de março, sábado (9:00-21:00hs) [domingo cancelado!] no Minha Campinas (Av. Nestor Castanheiras, n.80, Campinas, SP). Teremos café, comes e bebes para os participantes!

Vamos começar, as 09:30 no dia 7 de março, com uma palestra/bate-papo com o Administrador Público, mestrando em Gestão Pública, Manoel Martins:”Desafios para o Controle Social das Despesas Públicas“.


Ver mapa grande

Objetivo

Nesse encontro temos como objetivo analisar dados do Orçamento Participativo (já disponíveis através do Campinas que Queremos) e do Portal da Transparência de Campinas para criar um sistema (web) para visualização dos gastos do Orçamento Participativo de Campinas.

Mas esse é só um primeiro objetivo. Também precisamos identificar outras fontes de informação, como encontrá-las, e que tipo de dados precisamos para futuro encontros. Precisamos pensar na melhor maneira de criar esse sistema, e também pensar em como disseminar o conhecimento adquirido para que leve a participação efetiva de cidadãos de todos os cantos da cidade.

Nós não queremos somente apontar os defeitos e problemas. Estamos buscando interlocução com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Ministério Público, além, é claro, de grupos e indivíduos interessados em trabalhar com dados abertos. Queremos encontrar soluções e trabalhar em conjunto!

Não é necessário ter conhecimento sobre programação! Precisamos de vários olhares e pessoas com diferentes perspectivas para enriquecer esse projeto.

Esse é um movimento que está acontecendo em cidades redor do Brasil e do mundo partindo da sociedade civil. Participe você também!

Preciso saber programar ou entender de computação para participar?

Não! Já contamos com a presença de programadores. Mas também temos presença confirmada de jornalistas, programadores culturais, ativistas da cultura digital e do software livre, professores, entre outros. Existem muitas formas para colaborar. Você pode ajudar encontrando boas fontes de informação, na organização das atividades, fazendo contato com pessoas importantes para o projeto, propondo ideias e funcionalidades, testando os sistemas, articulando redes e por ai vai.

O que preciso trazer?

Se tiver, traga seu notebook ou dispositivo com acesso a internet. Nós teremos lousa, papel, adesivos, e afins para um trabalho “offline”.

E alimentação/hospedagem?

Hospedagem está disponível através dos parceiros/organizadores. Basta indicar no formulário de inscrição e faremos o possível para acomodá-lo. Estamos buscando algum apoio para almoço, mas teremos comes e bebes durante o evento.

Só Campinas?

Nesse primeiro encontro focaremos nos dados que temos sobre Campinas. No entanto, tudo o que for desenvolvido vai ser compartilhado abertamente e servirá (esperamos!) para outra cidades. Temos muito interesse em articular com interessados de toda a Região Metropolitana. Estamos em contato com outras iniciativas que estão acontecendo no estado de São Paulo.

Que tipos de projetos parecidos existem?

Alguns projetos podem inspirar o nosso trabalho. Entre eles:

 O que é um Hackday? O que são dados abertos?

Uma boa introdução a todos os temas que vamos abordar está disponível aqui : http://opendatahandbook.org/pt_BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-->