As ações do Jovem Hacker em 2015

O projeto Jovem Hacker visa auxiliar no empoderamento tecnológico de uma nova geração por meio do compartilhamento de conhecimento em cultura digital, software livre, dados abertos entre outros. O projeto já em desenvolvimento desde 2013 é um dos projetos incubados pelo Revoada.

No ano de 2015 o projeto teve uma atuação bem intensa, sendo aplicado simultaneamente em Campinas/SP e Capivari/SP.

IMG_20151205_152955951

A edição de Campinas/SP, que foi desenvolvida no espaço da Minha Campinas, contou com mais de 100 horas de formação em Introdução à Hardware e Lógica de Programação, Web e Desenvolvimento com Python. Os participantes, jovens entre 13 e 16 anos, tiveram ainda a oportunidade de desenvolver um projeto ao fim da formação (confira os projetos) . Essa edição contou com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo via um edital ProAC, além do apoio do NIED/Unicamp. É possível conferir fotos da edição Campinas.

IMG_20151205_151330454

Já a edição de Capivari foi desenvolvida com apoio do Instituto Federal de Capivari, e foi realizada no Capivari Digital. Com participação de jovens de escola pública, o projeto focou na a introdução a hardware e lógica de programação, redes de computadores e web. Os participantes também desenvolveram projetos que tinham como objetivo o impacto social (um dos exemplos foi um site desenvolvido para relatar problemas do bairro onde o projeto aconteceu).

IMG_20151217_202110214

Ao longo de 2015 as 2 edições do projeto contribuíram para o desenvolvimento de um material de formação desses jovens que pode ser encontrado em: wiki.jovemhacker.org . Nesse endereço é possível inclusive colaborar com o material que está em constante atualização.

Acompanhe as novidades e saiba mais do projeto visitando o site: http://jovemhacker.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-->